REDEFININDO O PENSAMENTO CRÍTICO: ENSINANDO ESTUDANTES A PENSAREM COMO CIENTISTAS.

Esse artigo propõem que os educadores precisam definir claramente pensamento crítico como um grande objetivo pedagógico. O foco deve estar em ensinar os alunos a pensarem como cientistas.

O pensamento científico envolve habilidade de gerar, testar e avaliar afirmações, dados e teorias.

Os princípios básicos do pensamento científico fornecem aos alunos as ferramentas para distinguir as informações boas das ruins.

Os alunos têm acesso a informações quase ilimitadas, e as habilidades para entender o que é desinformação ou uma afirmação científica questionável é crucialmente importante.

A necessidade de desenvolver habilidades de pensamento científico é evidente em estudos que mostram que 55% dos alunos de graduação acreditam que a lua cheia faz com que as pessoas se comportem de forma estranha, apesar da inexistência de qualquer evidência científica a respeito. Ao mesmo tempo, apesar de toda evidência comprovando-os efeitos negativos das mudanças climáticas, inúmeros estudantes consideram que elas não existem.

Alguns autores consideram que mais importante do que ensinar pensamento crítico seria ensinar um “kit de detecção de mentiras e bobagens” apesar desse kit ainda não existir.

“Quando os alunos recebem as ideias principais de como detectar mentiras e exemplos de como a detecção de mentiras se relaciona com o mundo real, estamos confiantes de que eles serão mais capazes de navegar pelas oceanos de informações disponíveis e escolher o caminho certo ao decidir se a informação é válida.”

*Em outras palavras, os alunos deveriam sair da escola secundária com a capacidade de descartar hipóteses, entender que correlação não é igual a causa, a importância da replicabilidade, a capacidade de reconhecer afirmações importantes e usar o princípio da parcimônia.”

Segue o texto na íntegra. https://drive.google.com/file/d/1ai8zAOcZWh0bSLjLu9tlKJ1z8r6UGvGH/view?usp=share_link

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