DIA DOS NAMORADOS - CRIANÇA NÃO NAMORA NÃO DEVE SER SUA PRIMEIRA REPOSTA

DIA DOS NAMORADOS: SEJA O PRIMEIRO A SABER

As crianças conhecem o mundo e constroem suas experiências por meio de suas interações com aqueles que as rodeiam. Isso serve pra tudo.

Antes de mais nada é importante saber que o assunto namoro é comum a partir dos 4 anos mesmo que a família não faça qualquer tipo de estímulo em casa.

As mensagens culturais do ambiente que as cercam servem o tempo todo de exemplo e as crianças experimentam comportamentos tentando ao mesmo tempo conhecer a si mesmas e entender o se espera que elas façam.

Muitas vezes as crianças estão apenas reproduzindo aquilo que veem com toda a pureza da infância.

Afinidades espontâneas e totalmente desprovidas de qualquer outra intenção são naturais, benéficas e necessárias para o desenvolvimento infantil.

Nossa forma de responder a tudo o que eles nos trazem passa a fazer parte de suas experiências, valores e crenças.

Por isso, antes de dar respostas prontas e enviesadas pelo universo adulto, o mais importante é ouvir com atenção e ajudar as crianças a entenderem o que estão sentindo para assim, ajudá-los a nomear esses sentimentos de forma mais apropriada para sua idade.

Se a resposta para um novo sentimento for uma crítica pronta e direta, isso abre caminho para que a criança compartilhe seus sentimentos e tire suas dúvidas com outras pessoas ou na internet que certamente responderá a tudo isso de forma muito menos apropriada para a infância. Além disso você pode construir a perigosa ideia de que alguns sentimentos são “errados” e tirar da criança a chance de aprender mais sobre eles.

Os pais que querem ser os primeiros a saber das coisas, precisam estar abertos a ouvir, acolher, validar e orientar.

Portanto quando o assunto é namoro é primordial que os pais deem espaço para que a criança:

  • Saiba que os pais estão sempre interessados no que ela sente
  • Sinta que os pais querem ser os primeiros a saberem o que ela tem a dizer sobre qualquer assunto
  • Tenha espaço para descrever o que ela sente
  • Aprenda a nomear sentimentos diferentes por pessoas diferentes
  • Tenha a chance de definir o que é namoro pra ela
  • Receba orientações sobre esses sentimentos especiais e o que são comportamento esperados e adequados para a infância
  • Receba informações cuidadosas sobre comportamentos que podem colocá-la em risco.
  • Seja orientada que a infância é tempo de amizades, afinidades e brincadeira e que namoro não faz parte da infância.

Toda conversa é uma oportunidade de educação e crescimento pros dois lados.

Com namoro não é diferente.
Seja o primeiro a saber 😉

Feliz dia dos namorados.

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