ATENDIMENTOS DE EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA ASSOCIADOS À SAÚDE MENTAL CONDIÇÕES ANTES E DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Um novo estudo do C.D.C. destacou os problemas de saúde mental enfrentados pelos adolescentes nos últimos anos.

“Durante a pandemia, as salas de emergência em todo o país relataram um aumento nas visitas de adolescentes que lidam com distúrbios alimentares e outros, incluindo ansiedade, depressão e estresse, de acordo com novos dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

O relatório fornece novos detalhes sobre os tipos de problemas de saúde mental que afetam uma geração de adolescentes.

Para as adolescentes, as visitas semanais ao pronto-socorro aumentaram para transtornos alimentares e de tiques durante 2020; e para essas condições e transtornos obsessivos compulsivos em 2021.

No estudo do C.D.C., a agência disse que a proporção de visitas a transtornos alimentares dobrou entre as adolescentes, desencadeadas por fatores de risco relacionados à pandemia, como a “falta de estrutura na rotina diária, sofrimento emocional e mudanças na disponibilidade de alimentos”.

A agência disse que o aumento dos distúrbios de tiques foi “atípico”, pois esses distúrbios geralmente se apresentam mais cedo e são mais comuns em meninos. Mas o CDC, reforçando especulações de outros médicos e pesquisadores, disse que algumas adolescentes podem estar desenvolvendo tiques depois de ver o fenômeno se espalhar amplamente nas mídias sociais, principalmente no TikTok.

De maneira mais ampla, o aumento no sofrimento da saúde mental dos adolescentes parece ter se intensificado durante a pandemia, mas começou mais cedo. As visitas ao pronto-socorro entre jovens relacionadas à depressão, ansiedade e problemas semelhantes aumentaram 28% de 2007 a 2018, de acordo com outro relatório do CDC

Durante janeiro de 2022, o CDC. disse que também houve um aumento na ansiedade, trauma e problemas relacionados ao estresse”.

Muitas pessoas não tem dimensão do quanto a infância e adolescência foram impactadas pela pandemia. Está aí mais uma evidência.

Segue o artigo na integra: https://drive.google.com/file/d/1lmJPUyy5KJfNBHJG6rwUQkVYYSbvfb4v/view?usp=sharing

Confira mais conteúdos em nosso BLOG