Medicina e IA

5 RAZÕES PELAS QUAIS A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NÃO SUBSTITUIRÁ OS MÉDICOS.

Highlights de um texto muito interessante sobre medicina e tecnologia.

Uma voz proeminente no mundo da tecnologia, Vinod Khosla, disse que as máquinas substituirão cerca de 80% dos médicos na medicina no futuro e que a saúde será administrada por empresários e não por especialistas médicos.

No entanto, espalhar o medo e esperar que os profissionais médicos desapareçam é simplesmente irresponsável.

Um relatório de Carl Benedikt Frey e Michael A. Osborne, da Universidade de Oxford, sugeriu que registros médicos, transcritores médicos, técnicos de informação em saúde e secretárias médicas são os empregos com maior probabilidade de serem informatizados no futuro. *Sugeriu que os médicos tinham cerca de 0,42% de chance de sua profissão se tornar automatizada.*

Além disso, a IA mudará totalmente o que hoje significa se tornar um médico. Claro, algumas tarefas mudarão, outras desaparecerão completamente. Mas nunca haverá um cenário em que a automação por meio de um robô ou um algoritmo substituirá um médico. Aqui estão as razões do porquê.

1) Os robôs não podem substituir a empatia: Empatia tem tudo a ver com construir confiança, ouvir atentamente a outra pessoa, prestar atenção aos seus sentimentos e necessidades e ser compassivo e receptivo de uma maneira que a outra pessoa se sinta compreendida. Ainda não vislumbramos um robô com essas competências.

2) Os médicos estão mudando seus papéis na prática clínica: Encontrar um diagnóstico e estabelecer um plano de tratamento não são processos lineares. O trabalho de um médico exige criatividade e capacidade de resolução de problemas, algo que robôs e algoritmos nunca terão. Existem muitos tipos de pacientes, cada um com estilos de vida diferentes. E as doenças têm a mesma característica. Portanto, não há dois casos iguais, cada um é totalmente diferente e requer médicos humanos.

3) Tecnologia digital complexa requer profissionais com habilidades humanas: Não há algoritmo ou robô capaz de lidar com desafios tão complexos e multifacetados quanto uma pessoa com todas as suas peculiaridades. Eles podem fornecer os dados, mas a interpretação deles sempre caberá aos humanos.

4) Sempre haverá tarefas que algoritmos e robôs nunca poderão concluir: Sempre haverá deveres e responsabilidades que a tecnologia não pode cumprir. Embora o IBM Watson possa trabalhar em milhões de páginas de um documento em segundos, ele nunca será capaz de executar a manobra de Heimlich ou abraçar uma pessoa que acaba de descobrir um diagnóstico grave. Portanto, sempre haverá tarefas que os humanos podem fazer muito mais rápido, de forma mais confiável e mais barata do que a tecnologia pode.

5) Nunca foi sobre tecnologia versus humano: A tecnologia potencializa as habilidades humanas. Não precisamos ser substituídos mas podemos atingir patamares inéditos em diagnóstico e tratamento.

Clique no link abaixo para ter acesso ao texto na íntegra: https://www.hunimed.eu/news/5-motivi-per-  cui-lintelligenza-artificiale-non-potra- sostituire-la-figura-del-medico/

Confira mais conteúdos em nosso BLOG