Culinária gelatina fruta verdadeira Mariana Weber - Dra. Denise Lellis Pediatra

Revista Crescer – Como fazer gelatina com fruta de verdade

“São uma excelente opção para festas infantis, lanche da escola uma vez por semana e até sobremesa em casa, também semanalmente”, disse Dra. Denise Lellis para a colunista
Mariana Weber da Revista Crescer.

Pedro provou gelatina na escola, tempos atrás, e se apaixonou. Depois de vários pedidos para que eu fizesse em casa, eu me rendi. Mas comprei a opção sem sabor e misturei com suco de laranja feito em casa. Até eu gostei. Depois foi a vez do morango. Um tantão, sem coar, só com um pouquinho de água e açúcar. Aí eu gostei muito (mas não chego ao “nível Pedro” de adoração).

Basicamente, é um suco para comer de colher. Um suco que tremelica. Não é para todo dia, não é para substituir a fruta, mas vale como agrado eventual. E é tão fácil, e tão melhor que as versões com sabor artificial e corantes!

Experimentei com limão, amora, manga, suco de uva… Alguns nem adocei, outros ficaram melhor com mel ou açúcar. Em geral, prefiro não coar, mas a amora pode ter sementes chatinhas, então aconselho a passar pela peneira. Dá para colocar em fôrmas próprias para gelatina e desenformar ou servir direto no recipiente em que ela endureceu – o que evita desmoronamentos.

Você pode variar as frutas, mas algumas não vão dar certo, como o abacaxi fresco, que tem uma enzima que atrapalha a gelificação (uma possível solução é aquecer o suco ou comprar uma versão pasteurizada). Muito limão também pode dificultar o processo, mas, na proporção que usei, funcionou, ainda mais sem desenformar.

Segundo a pediatra e nutróloga Denise Lellis (SP), as receitas que ensinamos a seguir podem ser oferecidas para crianças a partir de 2 anos. “São uma excelente opção para festas infantis, lanche da escola uma vez por semana e até sobremesa em casa, também semanalmente”, diz. “Crianças seletivas poderiam se beneficiar dessa gelatina para se reaproximar das frutas por meio de um alimento que elas já conhecem e de que gostam”, completa Denise. 

Receita
Rende 10 porções de 100 ml cada uma
Gelatina de manga
1 manga
1 envelope de gelatina sem sabor em pó
Água
Gelatina de amora
150 gramas de amoras
2 colheres de sopa de mel (ou a gosto)
1 envelope de gelatina sem sabor em pó
Água
Gelatina de limão
1 limão
2 colheres de sopa de mel (ou a gosto)
1 envelope de gelatina sem sabor em pó
Água

Modo de fazer
Bata no liquidificador a fruta e água suficiente para obter 400 ml de suco. No caso do limão e da amora, bata o mel junto. Coe, se preferir. Misture a gelatina em 1/4 de xícara (chá) de água fria. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre e sem deixar ferver, até dissolver. Misture a água com gelatina ao suco e despeje em fôrmas. Leve à geladeira por cerca de duas horas. Vai desenformar? Coloque o fundo da fôrma em uma tigela com água morna, sem molhar a gelatina, e espere instantes antes de virar sobre um prato.

Fonte: Conteúdo de Crescer
https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Culinaria-Mariana-Weber/noticia/2019/04/receita-como-fazer-gelatina-com-fruta-de-verdade.html
Mariana Weber é jornalista, mãe de Pedro, 6 anos, e autora do blog O caderno de receitas.

Culinária gelatina fruta verdadeira Mariana Weber - Dra. Denise Lellis Pediatra
Culinária gelatina fruta verdadeira Mariana Weber