Toda vez que dou de mamar preciso fazer o bebê arrotar?

As mães ficam preocupadas se o bebê está arrotando depois que mama. Por isso se toda vez que amamentamos o bebê, é necessário colocar para arrotar.

As mães ficam preocupadas se o bebê está arrotando depois que mama. Por isso, perguntamos para a pediatra e nutróloga, Dra. Denise Lellis, se toda vez que amamentamos o bebê, é necessário colocar para arrotar. Veja o que ela nos respondeu.

Sim, é preciso! Porque em geral, o bebê coloca ar junto com o leite que ele mama. Ele mama um pouco de ar. Arrotar é fazer esse ar sair, que ele engoliu junto com o leite.

E por que é tão importante o bebê arrotar depois de mamar?

Porque quando o bebê coloca o ar pra fora, ele arrota também um pouco de leite junto. Se a mãe não deixar ele em pé, um pouco depois da amamentação, esperando o arroto; ele pode ter essa pequena regurgitação enquanto estiver deitado no berço. O que pode ser muito perigoso, com o risco dele engasgar com o próprio leite.

Uma queixa frequente das mamães é que o seu bebê não arrota. Possivelmente o que acontece, nos primeiros dias de vida, é que a mãe não escuta o arroto; ou que o bebê não esteja engolindo muito ar. De qualquer forma, aguarde um tempo após a mamada para deitá-lo.

Então o correto é a mãe deixar o bebê em pé com a cabeça reta após a mamada, por pelo menos 15 a 20 minutos; e movimentá-lo de um lado para o outro do colo. Isso vai ajudar a sair o ar e o leite que tenha que sair. Você pode também dar leves tapinhas nas costas do bebê para ajudar.

Lembrando que cada bebê é diferente do outro, e deve-se sempre conversar com o seu médico pediatra à respeito.

Pediatra e Nutrologa Dra. Denise Lellis

Mídias Sociais