Qual a posição correta para o bebê para dormir?

Qual a posição correta para o bebê para dormir?

Muitas mães, principalmente as de primeira viagem, não sabem qual a melhor posição para o bebê dormir, aquele que não há risco da chamada síndrome morte súbita.

Por isso, perguntamos para a pediatra e nutróloga Dra. Denise Lellis qual a posição correta de colocar o recém-nascido para dormir. Veja o que ela nos respondeu. 

A síndrome da morte súbita do lactente (SMSL) ou síndrome da morte súbita infantil (SMSI), internacionalmente a sigla é SIDS (sudden infant death syndrom), é o óbito inesperado de bebês com menos de um ano de vida. Não é uma doença mas um diagnóstico feito pelos médicos quando a criança saudável morre sem uma explicação. 

A maioria dos casos de SIDS acontece com bebês com menos de 6 meses; e o risco diminui conforme o bebê vai crescendo. 

Como a morte súbita acontece com mais frequência durante o sono, existe uma recomendação internacional (e da Sociedade Brasileira de Pediatria) de colocar o bebê para dormir de costas (barriga pra cima), com a cabeça virada para o lado, de preferência inclinado (com a cabeça mais alta que o corpo). Essa é posição protetora contra a morte súbita do lactante, seja para um cochilo durante o dia quanto para a hora de dormir, o sono da noite. 

O risco maior está em deixar o bebê de bruços (barriga para baixo). É muito perigoso o neném dormir de bruços a noite inteira, ou mesmo 3 horas seguidas, sem supervisão. Essa é a posição de maior risco. Outro ponto de atenção é não colocar travesseiros ao lado do berço, ou brinquedos de pelúcia, ou edredom ou qualquer outro objeto de alguma forma forme uma concha na boquinha do neném. 

Mas o que a maioria das mães que vai ao consultório da pediatra pergunta se é possível deixar o bebê dormir de lado. A orientação é apenas deixá-lo nessa posição caso a família consiga fazer o correto posicionamento do bebê para que ele possa dormir de lado, sem correr o risco do bebê virar de barriga para baixo durante o sono de forma alguma. 

Ou seja, para aqueles casos que os bebês que não conseguem dormir de barriga para cima, é permitido deixá-lo de lado desde que a mãe garanta que ele não vá virar e ficar de bruços durante o sono. 

Quando chegam mais ou menos aos 6 meses, os bebês começam a se virar sozinhos, e não dá mais para controlar a posição. Mas, a essa altura, o risco de morte súbita já caiu bastante, e você pode deixá-lo dormir na posição que ele escolher.

Fonte: Blog Eu amo meu bebê

Artigos criados 89

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.