Como limpar o umbigo do recém-nascido

Um dos principais medos de pais e mães de primeira viagem são os cuidados na higienização do umbigo de recém nascido.

Dá um medo e uma certa aflição, não é?

O que é o coto umbilical?

O umbigo é a cicatriz resultante da queda fisiológica (natural) do cordão umbilical, e costuma manifestar-se como uma depressão na pele.1 Vamos começar explicando o que é o coto umbilical e o porquê da sua higienização.

O cordão umbilical é a ligação entre a mamãe e o bebê dentro da barriga. É através dele que o bebê se alimenta e respira. Quando a criança nasce, o médico obstetra costuma cortar o cordão a uns dois centímetros da barriga do bebê, deixando um pequeno pedaço do cordão ainda ligado ao neném, o chamado coto umbilical. O coto não tem terminações nervosas e por isso não dói quando a mamãe mexer.

Quanto tempo o cordão umbilical demora para cair?

Costuma levar de 7 a 15 dias para o coto umbilical se desprender da barriga do bebê, e a higiene dessa área é essencial para agilizar a cicatrização e evitar infecções.

Os cuidados de higiene devem acontecer desde quando o bebê nasce, quando o umbigo cai e alguns dias depois da queda do umbigo também. Após a queda pode ser que apareça um pouquinho de sangue na fralda, continue limpando com o álcool 70% várias vezes ao dia. Já alguns recém-nascidos apresentam um umbigo grosso e gelatinoso, a queda do coto nesses casos pode acontecer em até 25 dias.

Como cuidar do umbigo de bebê recém-nascido?

A maneira correta de limpar o umbigo do recém nascido é usando álcool 70%; lave bem as mãos antes de iniciar a limpeza do umbigo. É necessário limpar entre a cicatriz umbilical (a parte mais escura) e pele do neném com o cotonete ou um chumaço de algodão. A cicatrização do umbigo será melhor e mais rápida se a mãe fizer a limpeza em todas as trocas de fralda.

Mantenha o coto protegido dentro da fralda do bebê, sem apertar muito ao fechá-la. Com isso, evita-se o atrito dessa região com as roupinhas, que poderia causar uma irritação na área.

No banho, a mamãe pode lavar a região delicadamente com água e sabãoneutro. Lembrando que após o banho do bebê, seque bem a região. Mas não seque com a toalha diretamente, tente utilizar uma gaze para absorver o excesso de água, encostando bem de levinho para não criar atrito na área.

O umbigo caiu, mas a área ainda ficou saltada. O que fazer?

Se após a queda do coto, o umbigo ainda ficar alto, a mãe deve procurar o pediatra pois pode se tratar de uma hérnia umbilical. As hérnias umbilicais podem aparecer em 1 em cada 5 bebês e em geral, somem sozinhas. Mas nunca tente "arrumar" o umbigo do bebê, tentando "deixá-lo para dentro". Isso pode ser perigoso.



<
Pediatra e Nutrologa Dra. Denise Lellis

Mídias Sociais