Adoçante artificial é uma escolha melhor do que o açúcar? - Dra. Denise Lellis Pediatra

Adoçante artificial é uma escolha melhor do que o açúcar?

🔺Essa semana a @clevelandclinicfez essa mesma pergunta aos seus seguidores.

🔺76% respondeu que os adoçantes artificiais não eram uma escolha melhor que o açúcar. Nosso resultado foi ainda maior 89%!

🔺Entretanto, um estudo americano de 2017 mostra que 25% das crianças e 41% dos adultos consomem adoçantes regularmente independente de serem obesos ou diabéticos.

🔺Isso sem contar as grandes quantidades de adoçantes que estão presentes em alimentos e medicamentos que a gente nem imagina e consome aos montes!

👉🏼A reportagem explica que a resposta pra pergunta é: depende do objetivo.

👉🏼Para pessoas diabéticas ou que precisam perder muito peso não há dúvidas de que os adoçantes são necessários.

🔺Já para a população geral que quer “prevenir” excesso de peso ou emagrecer um pouco, nem sempre essa escolha é melhor.

🔺Isso porque a maioria das pessoas usa adoçantes com o intuito de “poder comer mais”. Aí dependendo do alimento e do adoçante a escolha pode ser pior. Em especial para crianças que aprendem a preferir o sabor doce em quantidades maiores.

👉🏼Mesmo comendo mais quantidade, os adoçantes nem sempre garantem saciedade e também não promovem a mudança de comportamento mais importante que é aprender a comer menos e prestando mais atenção ao que se come.

👉🏼Além de tudo os adoçantes assim como o açúcar também alteram a famosa microbiota intestinal importantíssima na origem de vária doenças.

🔺Talvez “demonizar” o açúcar não tenha sido uma ideia tão eficaz quanto achávamos. Porque esquecemos que “comer” está longe de ser só um ato biológico.


🔺Mais uma vez o importante é escolher alimentos com menos açúcar, sal e gordura, menos industrializados e sempre tentar comer com atenção e calma para conseguir adequar as quantidades ingeridas e as necessidades do corpo.

🧘‍♀️O equilíbrio salva vidas! 🧘‍♀️

👉🏼 Referência: J Acad Nutr Diet. 2017 Mar;117(3):441-448.e2. doi: 10.1016/j.jand.2016.11.004. Epub 2017 Jan 10.

Artigos criados 99

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.